quinta-feira, 10 de junho de 2010

Palestra sobre o Tabagismo


Hoje 25 de maio começamos as palestras sobre o tabagismo


TABAGISMO é o ato de se consumir cigarros ou outros produtos que contenham tabaco, cuja droga ou princípio ativo é a nicotina.


A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.720 substâncias tóxicas diferentes.


A absorção da fumaça do cigarro por aqueles que convivem em ambientes fechados com fumantes causa:


1 - Em adultos não-fumantes:• Maior risco de doença por causa do tabagismo, proporcionalmente ao tempo de exposição à fumaça;• Um risco 30% maior de câncer de pulmão e 24% maior de infarto do coração do que os não-fumantes que não se expõem.


2 - Em crianças:• Maior freqüência de resfriados e infecções do ouvido médio;• Risco maior de doenças respiratórias como pneumonia, bronquites e exarcebação da asma.


3 - Em bebês:• Um risco 5 vezes maior de morrerem subitamente sem uma causa aparente (Síndrome da Morte Súbita Infantil);• Maior risco de doenças pulmonares até 1 ano de idade, proporcionalmente ao número de fumantes em casa.


Doenças causadas pelo uso de derivados de tabaco:


a hipertensão, o infarto, a angina, e o derrame.


É responsável por muitas mortes por câncer de pulmão, de boca, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, rim e bexiga e pelas doenças respiratórias obstrutivas como a bronquite crônica e o enfisema pulmonar.


O tabaco diminui as defesas do organismo e com isso o fumante tende a aumentar a incidência de adquirir doenças como a gripe e a tuberculose.


O tabaco também causa impotência sexual.


APAGUE ESSA IDÉIA!

Mais uma vez nossos agradecimentos a ASPIPERN (Associação de Policiais Inativos e Pensionistas do RN), pelo espaço cedido para nossas palestras e aulas de reforço.

Nenhum comentário: